sábado, 2 de dezembro de 2017





Segue abaixo o depoimento de Iago Pontes do Nascimento sobre a oficina "Corpo, estado e criação no jogo do palhaço" com Silvia Leblon, promovida pelo Grupo Teatral Reminiscências em Joaçaba-SC, em abril de 2017

"Um primeiro contato direto... Transformador!
A primeira vez que eu entrei em contato direto e vivencial com a palhaçaria foi em uma imersão de um final de semana conduzida pela gigante Silvia Leblon. Uma pessoa maravilhosa e inspiradora que eu passei a admirar depois de ter me entregue aos seus conselhos, provocações e brincadeiras. Uma vivência conduzida de forma leve, profunda, transformadora e prazerosa.
Confesso ter vestido o nariz vermelho algumas vezes antes dessa vivência, e junto a isso, ter sentido um desconforto paralisante. Uma insuficiência. Perante esse ofício da palhaçaria que eu já respeitava e admirava.
Com Silvia foi diferente. A entrega e a nudez foram me conduzindo até o ponto de “Inspirar a Máscara”, não mais vesti-la. E nessa inspiração, despi-me de todas as outras máscaras que me apresentavam ao grupo. Expirei todo o medo e a insegurança de não ser aceito. Expurgando todos os preconceitos que acompanhavam esse medo. Ganhei a permissão, naquele momento, de SER: ilimitadamente autêntico, honestamente puro e seguramente único.
Entendi que a preocupação de ser aceito no coletivo pouco importa quando se existe um espaço confortável para cultivar a vulnerabilidade receptiva sustentada por um olhar permeável, amoroso e compassivo.
E foi jogando com essas fragilidades, medos e desajustes que enquanto grupo firmamos um forte processo de aprendizagem. Chegando a considerar até mesmo o pânico e a perplexidade como uma oportunidade de conexão. Logo, uma oportunidade de Escola. Porquê viver a escola é uma escolha.
Para mim, toda essa experiência acabou em êxtase e plenitude. Confesso que fiquei bagunçado internamente por alguns dias. Mas tudo isso me fez sentir a necessidade de treinar. Integrar o aprendizado.
Não hesitei, no outro dia pós término de oficina sai pra rua para treinar. Talvez foi o primeiro momento que eu percebi o quanto a rua pode ser uma escola. Cheia de surpresas e emoções."














Com Ingrid Lucas, Fábio Libardi e João Tomaz, integrantes do Grupo Teatral Reminiscências, para treinamento em Joaçaba-SC, em dezembro de 2017


Arquivo do blog